terça-feira, 13 de novembro de 2012

UCA+ PIRAÍ DIGITAL = CIDADE DIGITAL

Tecnologia aliada à educação

A educação tem buscado inovar, ou ao menos, acompanhar a evolução, o crescimento dos meios de informações. Desta forma, começaram a surgir diversos projetos e programas para permitir o acesso às informações e ao conhecimento de forma efetiva e rápida, minimizando a distancia entre informação e cidadão e computador e cidadão.

Com estes objetivos, surgiu um projeto que vem crescendo desde 2007 e em cinco anos, já tem colhido frutos, é ocaso do projeto UCA aliado ao projeto Piraí Digital. O primeiro do governo federal e os segundo do município de Piraí, localizado no estado do Rio de Janeiro.

O Projeto UCA - Um Computador por Aluno- é um projeto do Governo Federal, que tem como objetivo contemplar os estudantes da rede de ensino básico com um computador portátil, em busca da qualidade da educação pública brasileira.

Este projeto visa à utilização do computador na educação que até o presente momento, utiliza esta ferramenta de forma compartilhada em um ambiente apropriado, normalmente um laboratório de informática, o que muitas vezes, não proporciona um uso efetivo dos computadores.

O Projeto UCA tem como proposta pedagógica o uso de um computador para cada aluno, visando a mobilidade e o acesso à cultura digital. E esta proposta, leva a novos rumos o uso do computador na educação.

O projeto começou a ser implantado durante o ano de 2007,onde cinco escolas foram selecionadas para começar os experimentos iniciais em uma fase pré-piloto. As escolas selecionadas são: São Paulo, Porto Alegre, Palmas, Piraí e Brasília. Nestas escolas são avaliadas e analisadas questões como: conhecer seus principais impactos e resultados, bem como os problemas de implantação.

O projeto UCA não se limita apenas a distribuição de Um Computador pó Aluno, ele requer mais, pois além dos computadores, foram adquiridos outros equipamentos  que permitem o acessoà internet, por meio de rede sem fio.

O Projeto Um Computador Por Aluno (UCA) começou a partir da possibilidade de promover a inclusão digital, por meio da distribuição de um computador portátil (laptop) para cada estudante e professor de educação básica em escolas públicas, visando uma educação mais informativa, pois seria possível o acesso a informações em tempo real, permitindo uma alteração da educação centrada no professor para uma pedagogia centrada no desenvolvimento autônomo, baseado na cooperação de alunos que aprendem a aprender juntos. Os alunos passam a ser protagonistas do processo de construção do conhecimento.

O Projeto UCA tem como pilares de sustentação a melhoria da qualidade da educação e a inclusão digital, tendo como princípios o uso pedagógico, a mobilidade e a conectividade à grande rede mundial de computadores, a internet. Portanto deve-se desenvolver o uso da tecnologia e discutir as práticas pedagógicas de acordo com o previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, a partir da inserção do laptop na rotina escolar.

No mundo que vivemos atualmente, com uma enorme quantidade de informações, a inclusão digital deve estar presente na escola e para que isso ocorra torna-se necessária a inserção de políticas e ações que promovam esta educação digital, inserindo o uso do computador no cotidiano pedagógico da escola. Inclusão esta que não trata do ensino da informática nas escolas e sim do ensino pela informática, na busca da cidadania e da participação social em busca de uma sociedade mais justa.

Um requisito da proposta UCA é que este projeto não fosse à distribuição de computadores de alto custo para facilitar a disponibilização deste em diversas cidades, à medida que o projeto fosse sendo ampliado, para isso foram disponibilizados computadores portáteis mais baratos, com propósitos educacionais. Os protótipos disponíveis para a fase pré-piloto foram: o XO (conhecido como o laptop de 100 dólares) desenvolvido pelo MIT (Massachussets Institute of Technology), o Class Mate, da Intel e o Mobilis da Encore. Entre as principais características está o custo reduzido, tamanho menor, maior resistência para ser manipulado por crianças e baixo consumo de energia.

A utilização dos laptops pelos professores passou pelas seguintes etapas:

a) Chegada dos computadores, momento em que os professores aprenderam as habilidades básicas para utilizar o equipamento;

b) Aplicação, fase em que os professores utilizaram a tecnologia em suas práticas pedagógicas;

c) Adaptação, os professores integraram o uso da tecnologia em sala de aula, focando a aprendizagem centrada no aluno por meio da produção dos mesmos com o auxílio do laptop;

d) Apropriação, os professores começaram a desenvolver projetos de aprendizagem utilizando a tecnologia, focando a cooperatividade entre os alunos;

e) Invenção, fase esperada para este momento, em que professores e alunos descobrem outras formas de utilizar e combinar o laptop com as outras tecnologias.

Porém, há professores que ainda estão inseguros, como a professora Andréia, da cidade de Piraí “recebi o computador e algumas instruções, mas acho que  estas informações não foram suficientes, pois eu tenho medo de estragar meu computador e das crianças estragarem os computadores delas também”.

O Programa Um Computador por Aluno é um exemplo nítido de uma política, que tenta diminuir a exclusão digital, uma vez que permitirá o acesso à tecnologia a um grande número de estudantes. Os impactos sociais e pedagógicos percebidos nesta fase preliminar à implantação do Projeto UCA refere-se à redução da exclusão digital ou separador digital, a melhoria da aprendizagem dos alunos que permanecem mais motivados a aprender e faltam menos às aulas e, as mudanças paradigmáticas em relação à prática pedagógica.

A introdução de tecnologias na escola não pode pretender acabar de vez com todos os problemas, mas pode introduzir melhorias no âmbito de política nacional que as integre, tendo com grande desafio, evitar que a introdução da tecnologia gere mais diferenças entre aqueles que têm e aqueles que não têm acesso a ela.

Uma das cidades a receberem o projeto UCA, foi um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se na microrregião do Vale do Paraíba Fluminense. Sua população estimada, em 2008, era de 25 762 habitantes. A cidade de Piraí, que começou no CIEP Rosa Conceição Guedes, no distrito de Arrozal e depois foi estandido por toda a cidade devido o Projeto Piraí Digital. O projeto UCA em Piraí, foi coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Este municipio possui uma área de 504,6 km², correspondentes a 8,1% da área da Região Médio Paraíba. É subdividido nos distritos de Piraí (sede), Vila Monumento (2º distrito), Arrozal (3º distrito) e Santanésia (4º distrito). O município possui uma posição geográfica estratégica, estando localizado entre duas grandes metrópoles - Rio de Janeiro e São Paulo, numa extensão de 42 km de Rodovia Presidente Dutra.

Foram cinco municipios nacionais a receber o projeto UCA e para que Piraí fosse escolhido, houve um fator primordial: o projeto Piraí Digital. Este  municipio já tinha como politica publica o projeto Piraí Digital. Projeto este desenvolvido para a disseminação da cultura digital, que envolve ações de inclusão digital, educação para novas mídias e informatização da gestão. Abrange os telecentros, escolas de todos os níveis e outras instituições públicas como o sistema de saúde do município.

A base tecnológica do projeto é uma infra-estrutura pública de comunicação SHSW (Sistema Híbrido com Suporte Wireless) com cobertura em todo o município, inaugurada em 6 de fevereiro de 2004.

O Projeto Piraí Digital nasceu com o objetivo de democratização do acesso aos meios de informação e comunicação gerando oportunidades de desenvolvimento econômico e social, ampliando os horizontes da cidade no sentido de utilizar e gerenciar conhecimentos por meio de implantação de uma rede de transmissão voz e dados que permita acesso à internet em banda larga, assumindo a visão estratégica de uma sociedade de informação local, lugar onde o cidadão se torna o principal ator na produção, gestão e usufruto dos benefícios de novas tecnologias de informação e comunicação

Na elaboração do projeto foram trabalhados em três focos principais: arquitetura de rede, desenho de gestão e desenho do controle social.

A arquitetura de rede foi trabalhada no sentido de garantir o acesso universal e constituir uma nova infra-estrutura municipal através de um serviço de comunicação digital. Deste modo, procurou romper com os limites dos processos atuais de inclusão digital ponto a ponto e constituiríamos uma nova rede que se integraria às redes de infra-estrutura já existentes, como energia elétrica, saneamento, etc. O resultado foi a criação de um sistema SHSW (sistema híbrido com suporte wireless) que permite com um baixo custo e com tecnologia flexível ser aplicado e replicado em pequenos municípios. Este sistema foi inaugurado e está funcionando com cobertura em todo o município.

Deste modo, o municipio de Piraí foi escolhido para receber o Projeto UCA por causa de seu programa de inclusão digital.

O projeto de Piraí é o único em uma cidade brasileira e chegou a receber o prêmio Top Seven Intelligent Communities (As 7 cidades mais inteligentes do mundo). O Projeto mereceu capa da revista americana Newsweek e pôs Piraí entre as 40 cidades brasileiras que possuem indicadores de países ricos e com experiências que devem servir de exemplo, segundo reportagem da revista VEJA.

Piraí também tem, como marco, o fato de ser o primeiro município do Rio de Janeiro a implantar o projeto "Um Computador por Aluno" do governo federal em sua rede de ensino.

REFERÊNCIAS







 

 


 

9 comentários:

  1. Conheço de perto esse projeto, acredito nos benefícios que ele traz para a aprendizagem, pois professores e alunos vão mais além em seus conhecimentos. Todos os alunos têm direito.As áreas mais distantes não foram esquecidas, é a inclusão digital, o acesso gratuíto que deveria estar presente em todos os municípios.Parabéns Pirai!
    Muito legal Rosana!

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  2. Muito bom o seu blog, dando oportunidade para conhecermos mais detidamente este excelente projeto. Parabéns.
    Neusa

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  3. Também conhecço um pouco deste projeto e ´´e muito bom, a inclusão digital é completa. A cidade disponibiliza Internet gratuita e de qualidade para todos os moradores. Parabéns pela escolha do tema!!!

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  4. Oii Rosana, gostei muito do seu blog ja conhecia este projeto acho interessantíssimo, espero que ele não fique só em Piraí e que venha para as escolas de Volta Redonda e região também.

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  5. Oii Rosana, gostei muito do seu blog ja conhecia este projeto acho interessantíssimo, espero que ele não fique só em Piraí e que venha para as escolas de Volta Redonda e região também.

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  6. Já conheço o projeto, mas com certeza a sua notícia só veio a acrescentar mais ainda o meu conhecimento. Seria bem mais interessante se nós tivessemos a oportunidade de relatarmos sobre esse projeto em diversas áreas do nosso Brasil, tenho certeza que muitos seriam beneficiados, mas infelizmente a nossa realidade não permite ter uma alegria completa. Entretanto, com o avanço da tecnologia ficar cada vez mais globalizada, a tendência será a de inclusão para todos,ou pelo menos é o que eu acredito. Parabéns pelo seu blog, abraços!

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  7. Oi Rosana, parabéns pela reportagem. Que bom o município de Piraí concretizando a iclusão digital, excelente iniciativa. Está na hora de contemplar outras cidades também.
    Gostei muito.

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  8. Obrigada pelos acessos e pelos comentários!

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  9. Rosana, que legal saber que em uma cidade tão próxima a nossa já
    se tem um computador por aluno... muito bacana este investimento, é acreditar realmente na era da tecnologia!

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